quinta-feira, 22 de maio de 2008

É chegado o dia!

E finalmente amanhece. Seis horas e o salão do café já tem um movimento razoável. A ansiedade que mencionei há alguns dias não é exclusividade minha. Pessoas de todas as idades, alturas, pesos, homens e mulheres de todo o Brasil com um objetivo comum: ratificar que os seres humanos são criaturas eminentemente caminhantes.
Cumprimentos entusiásticos entre os presentes, chistes, risos, é como uma reunião de família.
De volta aos aposentos, o ritual de equipar-se. Cada um com o seu. Momento importante. É a hora de pôr em prática todo o know how desenvolvido (muitas vezes às custas de algum sofrimento) em tantos outros kilometros de caminhadas. Uma simples dobra na meia pode causar a bolha que te impedirá de caminhar no dia seguinte, ou, pelo menos, tornará a jornada muito mais penosa. "- Não esqueça isso"; "- Não esqueça aquilo, "- Você vai levar esse negócio, pra quê?"; etc. E já estamos prontos para rumarmos à praça da catedral.
O dia está luminoso como previsto. O frescor da manhã anima a todos.
Nas últimas horas se juntaram ao grupo mais duas companheiras veteranas em caminhadas: Christine e Solange. Para evitar atropelos, procuramos e conseguimos, ainda na noite de ontem, pegar o "passaporte do peregrino" - prova física de nossa jornada espiritual.
Já na praça lotada, uma celebração ecumênica bastante simples, mas carregada de emoção. A bênção aos peregrinos, o coro, as músicas, o pai-nosso de mãos dadas, a ambiente, tudo muito comovente.
Dada a saída. Os primeiros passos de mais uma longa jornada.
O sol acordou conosco e foi companheiro. Presente em todos os momentos, generosamente nos forneceu iluminação adequada para belas fotos.
Primeira parada - Convento da Penha, em Vila Velha. Abastecimento dos cantis. Boa oportunidade tivemos para observar os micos (foto) em diversos pontos da descida do morro. Muito simpáticos, como os outros habitantes, permitiram ser fotografados e filmados à exaustão.
Ao chegamos ao nivel do mar. Durante, aproximadamente 2 horas, caminhamos à beira mar, como previsto. Feriado, praia cheia. Beldades circulando por toda parte, dezenas de quiosques convidativos. Garrafas e garrafas de cervejas sendo esvaziadas. Porém o objetivo hoje não é nenhum desses. Nada pode nos desviar do caminho. Parada só para água-de-côco e sorvete (em pé, inclusive).
Entramos em um parque estadual (que ninguém soube informar o nome, até o presente momento) para um trecho bastante árido.
A chegada à Barra do Jucu foi inesperada. Após os 24km iniciais, massoterapeutas do SESC recebiam, com muita gentileza, os andarilhos. Definitivamente uma peregrinação de burguês!
O trecho de amanhã será pela areia fofa. Espero chegar nas mesmas condições de hoje, disposto e com mais histórias para contar.
Saudações peregrinas!


2 comentários:

Rosane Oleszczuk disse...

Oi Aimar, companheiro de caminhadas e de Botegadas,
Estou daqui te acompanhando e caminhando junto com vocês através de seus relatos.
Um abraço para você, e outro para nossos amigos Pegadeiros, os que conheço e os que não conheço também.
Boa caminhada!!!!!!!
Beijoca
Rosane Oleszczuk

Rosangela e Miguel disse...

Oi Aimar, sou Rosangela, irmã da Artesã Cristina, de Anchieta-ES. Espero que se lembre de mim, estava tirando fotos nos Passos de Anchieta-ES. Gostaria de informar que estaremos em breve, disponibilizando as fotos que tiramos em nosso site www.artesanatocristina.com.br, onde todos os andarilhos poderão baixar suas fotos.
Quero parabenizá-lo pelo seu blog, muito maravilhoso. Estaremos sempre acompanhando seus passos através de seu blog, e esperamos nos encontrar ano que vem nos Passos de Anchieta-ES.
Um abraço para você,
Rosangela