sábado, 24 de maio de 2008

Dia de pedra

Olá, acompanhantes de jornada, boa noite!
Antes de mais nada gostaria de transmitir algum conhecimento aos leigos que nos dão a honra de acompanhar nossos relatos. Acredito ser importante esclarecer a diferença entre "caminho" e "caminhada". Caminho é uma série de trilhas e estradas (demarcadas, sinalizadas e catalogadas), para ser percorrido em qualquer época do ano. Alguns possuem a sua "coletiva". Já a caminhada, como a que agora participamos é um evento que ocorre anualmente, com organização de alguma empresa ou entidade, apoio governamental, etc.
Isso posto, voltemos às belezas das praias capixabas.
Difícil afirmar qual dos dias foi o mais bonito até aqui. O sol permanece invicto. Nenhuma nuvem se interpôs entre nós.
A maior dificuldade do dia foi a de permanecer caminhando diante da atratividade de tantas praias. Una, Santa Mônica, Três Praias, Praia fonte, Praia das Virtudes, Castanheiras, Praia da Areia Preta, Praia dos Amores.
A transição entre elas sempre feita pelas pedras, porém em nenhum ponto foi necessário o uso das mãos. Muitas surpresas por parte da organização e das comunidades. A proximidade entre os pontos de apoio era tanta que em alguns momentos sequer paramos. Hoje além das frutas uma fábrica de café da região nos proporcionou um café quentinho com biscoito de polvilho!
Apesar da espectativa da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta, o número de peregrinos não chegou aos 4000 previstos. No ponto de Setiba, ontem, foram registrados pouco mais de mil andarilhos. Alguns não participaram do trecho de ontem pela sua dificuldade, com o sol e a areia fofa, outros por ser um dia útil. Tivemos informações de que os dias com maior participação são o primeiro e o último (feriado e domingo).
À Rosane, uma de nossas fiéis leitoras e andarilha do Grupo Pegadas, peço desculpas pela ausência da foto oficial, até o momento. Ela existe, porém está em outra máquina. Espero, nos dias próximos estar em condições de postá-la.
Finalmente, após passarmos por mais de 35 praias, nos últimos dias, tivemos a oportunidade de tomar o primeiro banho de mar, que, a propósito, estava ótimo, como esta caminhada.
Entramos agora nos piores momentos: os últimos do caminho. Amanhã não haverá tempo para despedidas. A família se desfaz. Aqueles problemas que havíamos congelados na quarta-feira já são tirados do freezer para na segunda-feira estarem fresquinhos, à nossa espera.
Descubro, a cada peregrinação, que quando se está andando o mais importante não é chegar, é estar no caminho.
Grande abraço.
Keep walking...

4 comentários:

Unknown disse...

É véi , parabéns por mais esta jornada !!
Pelo visto o Espírito Santo tem mais belas praias q eu imaginava .
Pegando um gancho , Keep Walking to Keep Drinking!!! hehehe
See you

priscilamarchini disse...

Olá,
Estou acompanhando esse ESPETÁCULO.
Parabéns a vc pela conciliação entre essa caminhada e a sua disposição de dividir as experiências diária conosco através do seu blogger!!!
Bjos a vc e aos pegadeiros que o acompanham....
bjos
Priscila

Danica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danica disse...

QUERIDO AMIGO E ANDARILHO AIMAR, OBRIGADA POR NOS PROPORCIONAR FOTOS E MENSAGENS LINDAS, NOS PASSANDO O DESEJO DE ESTAR LÁ...
JUNTOS COM SEU CAMINHAR...SEU JEITO DE LIDERAR COM AMIZADE E HUMILDADE.

"Todo CAPIXABA tem um segredo de espuma
Uma conversa de duna
Um disse me disse
Um congo no andar
Um jogo de cintura
Um chá de cidreira
Uma moqueca perfeita
E uma rede no olhar"...
BEIJÃO,
DANICA