quarta-feira, 22 de abril de 2009

35a Prova Rústica Tiradentes


Salve salve queridos leitores!
Depois de longo tempo lesionado e fora das aventuras, eis que retorno com novidades.
Antes de mais nada peço licença para trocar a ordem cronológica dos acontecimentos, publicando a nota sobre esta corrida em Maringá antes da do Mountain Do, ocorrida em Florianópolis, no sábado de Aleluia.
Vamos aos fatos. Animado com o "apoio logístico" do grande amigo Kimio Mori, resolvi quase de última hora, participar do famoso evento esportivo do norte do Estado.
Apesar do tempo ensolarado a temperatura de 23°C era convidativa para a prática esportiva.
A prefeitura do município organiza uma grande festa e o trajeto favorece o acompanhamento da prova por parte do público. As arquibancadas colocadas em frente à prefeitura acompanham não só a largada e a chegada, como também a passagem dos corredores pela metade do percurso, após contornarem o Parque do Ingá.
"3500 ansiosos companheiros corredores se espremem no bolsão de largada. A estréia do tenis novo não podia ter palco melhor! Não tão aquecido quanto deveria, mas empolgado, parto acompanhando a multidão, que lentamente vai se esparramando ao longo do percurso. Atletas experientes ou não, jovens ou nem tanto, vão, ladeira abaixo cumprindo sua estratégia e enfrentando seus limites.
O site da prova, incompleto, não informava o perfil altimétrico, o que não possibilitou um planejamento estratégico mais apurado. Desenvolvi boa velocidade nos primeiros km ajudado pela descida, porém em corrida rústica "tudo que desce tem que subir". Este longo trecho inicial foi compensado por longa subida.
O público digno de uma São Silvestre lotava praticamente todo o percurso, com muitos pontos de maior concentração. Quanto incentivo! Passo rapidamente pelas arquibancadas completando os primeiros 5km. Nova decida. Vejo na pista contrária a veloz queniana que lidera a prova, beneficiada com os 3min de antecedência de sua partida em relação à do pelotão masculino.
Inicio o contorno do Bosque II. Pego um copo d'água no ponto de hidratação e confiro os batimentos no monitor cardíaco: 180bpm. Tudo bem. Fôlego? ok. Confiro as parciais a cada km. Para ocupar o pensamento vou fazendo cálculos. Já imagino que, mantendo o ritmo, consigo ficar abaixo dos 54min, talvez 53!
Entro então na reta final. Cansado, mas corro inexoravelmente. Passo pelo amigo fotógrafo e aceno. Um sprint final e bato no relógio: 52min 28s. Missão cumprida."
Mais tarde, retornamos ao mesmo local para saborear os pratos da feira de alimentação. Quem encontro? Os vencedores da prova que, simpáticos, posaram para a foto:

Da esquerda para direita
Joseph Kiplagat Cheruiyot (5° lugar - 30'46");
Biwott Stanley Kipleting (1° lugar - 29'18") e
Mark Korir (2° lugar - 30'00")

Saudações e até a próxima.

Um comentário:

Maratona das Cataratas do Iguaçu disse...

Aimar!

Velocita!
Estamos seguindo e lendo seu blog. Inclusive colocamos entre nossos favoritos. Convidamos você, para conhecer nosso blog. Se quiser seguir, para nos será um prazer.

Vem ae, uma das mais exuberantes corridas do planeta! (5 de julho de 2009) www.meiamaratonadascataratas.com.br

MSN MSN - meiamaratonadascataratas@hotmail.com